Quais são as funções de um síndico?

Fonte: Tenda Blog.

1/17/20242 min read

Quais são as funções de um síndico?

Além de ser o responsável direto do condomínio, o síndico tem as funções de manter o equilíbrio financeiro, ordem, disciplina, segurança e limpeza do edifício. Veja agora as principais tarefas desse profissional.

Ser representante legal do condomínio.


Conforme o Código Civil, a principal função do síndico é representar, de todas as maneiras, o condomínio. Portanto, ele deve realizar as ações em defesa do patrimônio e dos interesses e direitos do condomínio e dos moradores. Em outras palavras, qualquer problema se torna uma responsabilidade do síndico.

Isso também significa que, se o síndico não cumprir com seus deveres ou causar algum tipo de dano à gestão do edifício, ele poderá responder criminalmente.

Evitar Inadimplência

A inadimplência é um dos principais desafios da gestão de um condomínio. Entretanto, é importante evitar meios jurídicos ao máximo a fim de manter um clima de bom convívio. É aí que entra o papel do síndico. Em situações assim, ele precisa analisar todo o contexto que causou a inadimplência, abrir uma negociação e ter jogo de cintura para solucionar o problema.

Infelizmente, quando não é possível chegar em um acordo, é necessário buscar medidas legais.

Cuidar da segurança em geral

Algumas das muitas vantagens de se viver em condomínio são a segurança, tranquilidade e comodidade. E essa segurança também é dever do síndico. Desse modo, é sua obrigação adotar medidas que garantam isso, como, por exemplo:

  • Garantir que porteiros e vigias não se distraiam durante o expediente;

  • Não transmitir nem deixar que informações sobre os moradores do condomínio sejam passadas a outras pessoas;

  • Ao atender visitantes, entregadores ou prestadores de serviço, manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora.

Essas ações podem variar de um condomínio para outro, mas cuidar da segurança dos moradores é algo que todo síndico deve fazer.

Manter as contas em dia

Outra função desse profissional é garantir que as contas do condomínio estejam em dia para realizar os pagamentos aos funcionários, taxas etc. Ele também é responsável por realizar o levantamento e contratação das empresas prestadoras de serviço.

Sejam serviços de limpeza, manutenção de elevadores ou áreas de lazer, ou pintura de fachada, tudo passa pelo administrador do condomínio.

Ao mesmo tempo, ele tem obrigação de prestar contas. Conforme a lei, isso deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano. Nesse momento, ele deve apresentar todas as movimentações financeiras realizadas durante a sua gestão. Por isso, é fundamental que ele esteja com todos os documentos e comprovantes dos custos.

Organizar reuniões

A esse profissional também cabe a responsabilidade de organizar reuniões. Pelo menos uma vez por ano, é necessária a realização de uma assembleia para levantar as reivindicações dos moradores.

Fonte: Tenda blog